quinta-feira, 10 de março de 2011

"Estou firmemente convicto de que existem razões de esperança para o nosso País. Foi especialmente a pensar nos jovens que decidi recandidatar-me. Agora, no momento em que tomo posse, faço um vibrante apelo aos jovens de Portugal: ajudem o vosso País! Façam ouvir a vossa voz. Este é o vosso tempo. Sonhem mais alto, acreditem na esperança de um tempo melhor. Acreditem em Portugal, porque esta é a vossa terra. É aqui que temos de construir um País à altura das nossas ambições."
Há pessoas que vêm aqui um apela à revolta, ao povo que sai à rua, quiçá ás manifestações que se viram na década de 90 em frente à Assembleia. Pois bem, penso ser essa a prova que apenas 20% do que é dito é compreendido.
Onde outros vêm manifestação e revolta e até sugerem que o Presidente vá à manifestação do dia 12, eu vejo um apelo a toda uma geração para colocar em prática tudo o que aprendeu nos bancos da escola e da universidade.
Nas palavras do Presidente vejo um apelo à criatividade: há massa crítica para se constituírem novas empresas, com novos objectivos, com novas estruturas.
Há quadros altamente qualificados que devem ser aproveitados para melhorarem as estruturas politico-partidárias.
Há cada vez mais artistas que encontram na web e em espaços nos centros das cidades onde podem expor as suas obras e ideias.
Há cada vez mais quadros intermédios.
Há cada vez mais cursos vocacionados para os serviços.
No meu entender, o que o Presidente pediu foi uma participação activa de toda esta boa gente em prol de um Portugal melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário