terça-feira, 18 de setembro de 2012

Azeméis com crescimento sustentado - III

" Azeméis com crescimento sustentado - III ", como o próprio título poderia indicar, é dedicado ao sector terciário.
Como é que o sector terciário pode ser motor de desenvolvimento?!
Normalmente o sector terciário só existe se existir sector primário e secundário já que as explorações e indústrias necessitam de alguém que lhes trate da contabilidade ou do solicitadoria. Necessitam de advogados e economistas, necessitam de quem lhes trate das comunicações, por exemplo.
Oliveira de Azeméis, como disse anteriormente, é um concelho muito competitivo, nomeadamente na indústria dos moldes, metalomecânica e agro-alimentar. Tem matéria para que os serviços se desenvolvam mas, mesmo assim, não seria suficiente para um desenvolvimento sustentado nesta área.
Santa Maria da Feira, tem uma instituição de ensino superior que dá formação nestes mesmos serviços, como sendo o marketing, solicitadoria e contabilidade. É um apoio às indústrias locais mas, só por si, não chega para ser um sector auto-sustentado.
O que é necessário para que os serviços sejam auto-sustentados?! Ideias.
Oliveira de Azeméis, porventura por ser um concelho antigo, por desde há muitos séculos propiciar boas condições de vida aos seus habitantes, por ser um concelho economicamente viável, conseguiu formar uma classe média culta e educada, aproveitando o melhor que lhe foi colocado à frente.
Oliveira de Azeméis, no século XX, foi uma referência no ensino, muito à custa do Colégio de Oliveira de Azeméis e da Escola Indústrial e Comercial.
Talvez por isto, por termos pessoas educadas e com algum poder de compra, essas mesmas pessoas tiveram a hipótese de ler, viajar, conhecer; coisas fundamentais para que se desenvolva o sonho e a capacidade de criar.
Oliveira de Azeméis é também um concelho referência no sector terciário porque consegue ter um conjunto de empresas que, à parte da qualificação técnica dos seus quadros, conseguem imputar ideias novas e serem inovadores naquilo que fazem.
Resumindo, Oliveira de Azeméis consegue exportar ideias, criando valor e emprego.
Neste sector, que tem a capacidade de juntar os serviços à criação de "peças únicas", temos agências de comunicação, temos ateliers de artistas, temos algo fantástico que é "recuperar o lixo" de forma criativa.
Existe a Globaz, uma agência de comunicação, que apresenta design e copy associados a novas soluções tecnológicas, para mercados B2B e B2C. É do centro de Oliveira de Azeméis, cresceu por Portugal e partiu, com sucesso, à conquista dos mercados angolano, moçambicano e cabo-verdiano.
Oriunda de uma família de arquitectos e engenheiros, a FMS Group, junta serviços de arquitectura e engenharia e coloca-os no mercado global, levando o traço oliveirense por esse mundo fora.
Ao percorrermos Portugal, deparamo-nos várias vezes com imponentes figuras de mármore nas rotundas e outros espaços públicos, como se fossem perfis de uma cara.
Essas obras de arte são idealizadas e produzidas por um cucujanense, Paulo Neves de seu nome, que vive e trabalha na sua freguesia.
Ao depararmo-nos com estas obras de arte espalhadas por Portugal, não é só o nome do Paulo que se enobrece mas também o nome de Oliveira de Azeméis e de todos os seus artistas.
Muito recentemente, no chamado " Quelho do Marcelino", abriu uma pequena loja e atelier que, além das bonitas peças apresentadas, é um caso de estudo no processo das indústrias criativas no combate à crise.
A loja chama-se Virar do Avesso e é onde a Ana e a Maria João recuperam objectos, dando-lhes um toque especial.
Os quatro casos que falei são quatro casos de sucesso quer pela criatividade quer pelo volume de negócios/ vendas gerado.
São bons exemplos de como " as ideias" podem ser colocadas em prática, do lado do criador e do lado do cliente, gerando empresas de sucesso.
A Globaz, a FMS Group, o Paulo Neves e a Virar do Avesso, numa terra com tanta gente a produzir e a criar bem, são empresas que os estudantes, trabalhadores liberais, micro-empresas, etc., podem ver como metas de sucesso a atingir.

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