quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

No Parlamento Europeu


Não tenho escrito nada nos últimos dias porque me encontrei em Bruxelas em visita ao Parlamento Europeu. Por isso, desde já agradeço à Eurodeputada Regina Bastos o convite que me foi endereçado, coisa que muito me honrou.

Entre mexilhões, umas cervejas e banda-desenhada, pude observar de perto o trabalho dos Nossos eurodeputados. Que injusto que muitas vezes fui, a reboque dos que diziam que os políticos iam tirar férias para Bruxelas e Estrasburgo.

A vida política é dura, entre várias comissões onde o interesse do país é mais forte que a ideologia.

A vida política é dura, desgastante e desmotivante por, muitas vezes, não existir coordenação entre o Governo Português, incluindo os Governos Regionais, e os eurodeputados que tentam fazer o melhor para o nosso país. Caso gritante é o caso da agricultura e das pescas.

A vida política é dura, especialmente quando se ouve o Primeiro Ministro a vangloriar-se de programas como o e-escolas - mais não é que uma directiva europeia, e, por outro lado, a desculpar as políticas erróneas de Jaime Silva com " coisas de Bruxelas".

Vida dura, não só dos eurodeputados mas também dos seus assessores que deixam tudo por cinco anos cheios de responsabilidades, num país distante, frio e onde muito do que ganham é gasto em estadia, viagens, alimentação...

Será que valeria a pena todos estes sacrifícios em nome do bem comum do país? Claro que sim!

Sem comentários:

Enviar um comentário