quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Santana Lopes e a Santa Casa: o dinamismo que a instituição necessita

Aterrei há pouco em Portugal e deparo-me com a notícia que Pedro Santana Lopes poderá presidir à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Uma notícia que poderá surpreender muita gente mas que a mim, por uma sucessão de factos que não vale a pena referir aqui, não me surpreende de todo.
Caso Santana avance para a presidência da instituição, penso que fará um bom trabalho.
Digo isto desprendido de tudo e todos já que nunca admirei o senhor - excepção feita naquela saída intempestiva do programa da SIC N - apesar de, e se calhar por causa disso mesmo, a par de Mário Soares, deverão ser os unicos em Portugal que abrem a boca para dizer uma série de bacoradas e têm 10.000 a bater palmas!
Voltando à Santa Casa, parece-me que Santana irá fazer um bom trabalho porque o marketing e o core business dos Jogos Santa Casa - porventura os maiores financiadores da Santa Casa da Misericórdia - têm que mudar. Santana é um homem capaz de impingir essa mudança.
Actualmente os Jogos da Santa Casa perdem terreno todos os dias face a um novo tipo de jogo: o jogo online.
Algumas pessoas de esquerda - as do PS porque quer PCP quer BE nunca gostaram muito da função misericordiosa da Santa Casa e muito menos do jogo -  e outras de uma direita mais conservadora vêm com maus olhos esta "nova aventura" online porque acham quase pornográfico o jogo financiar obras de caridade, obras junto de quem mais necessita, de cada vez mais famílias que se vêm em situações de vida muito complicadas.
Se não houver uma modernização dos jogos no formato tradicional de quiosque e não existir uma evolução para o online, as receitas decrescem e o dinheiro disponível para as ditas obras torna-se escasso.
Posto isto, urge a mudança e Santana será o homem capaz de a fazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário