quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A culpa é da crise?!

Faço a pergunta devido à falência da Kodak.
A culpa é da crise?! Não.
Todas as pessoas sabiam que iria ser este o fim da Kodak, excepto a própria Kodak! É um caso paradigmático e que jocosamente se diz " o corno é o último a saber".
Hoje na comunicação social e nas redes sociais imensa gente parece espantada com o que se passou, o que, infelizmente, demonstra o carácter cada vez menos reformador da sociedade portuguesa.
 Quando uma empresa não se preocupa em inovar e em acompanhar as tendências de mercado, entrando na era digital, preponderante para o mundo da fotografia e do vídeo, deixa de fazer qualquer sentido para um público de massas e poder-se-á almejar apenas a um pequeno nicho de mercado fiel à marca.
Quando assim é, quando uma grande empresa vende apenas para um público diminuto, não consegue ter viabilidade financeira.

Foi isto que aconteceu à Kodak!
Este é um dos casos em que a crise nada tem a ver com a falência da empresa, sendo a própria Kodak a única responsável por ela.
Que sirva de exemplo a muitos empresários que, se querem crescer, será necessário evoluir, criar novas tendências, estar um passo à frente da concorrência.

A história diz-nos que a economia se movimenta por ciclos, uns mais positivos do que outros.
2012 vai ser um ano crítico desses ciclos e é a história que nos diz que empresas motivadoras, criativas e inovadoras, capazes de darem o melhor de si nestes momentos são empresas vencedoras.

Sem comentários:

Enviar um comentário