quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Azeméis é Desporto

Oliveira de Azeméis recebeu o Congresso Nacional de Desporto, um evento memorável, muito bem organizado e que teve convidados de luxo.
Tive o prazer de jantar com alguns intervenientes dos diversos painéis, partilhando experiências, cultura, modos e pontos de vida distintos.
Na mesma mesa, além de mim, estavam os Professores Guilherme Pinto, Serôdio Fernandes e Pedro Matos, o ex-Presidente da Liga de Clubes e actual Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro, o especialista em Direito Desportivo e Vereador do Desporto da mesma Câmara, Pedro Marques e o Arquitecto Juan Andrés, responsável por algumas das melhores instalações olímpicas que se conhecem.
Falou-se, discutiu-se, partilhou-se, aprendeu-se desde corridas de automóveis às instalações de Montjuic em Barcelona, desde marketing desportivo associado ao futebol até às condições que têm os nadadores olímpicos em Portugal. Falou-se de peripécias e da obra que o meu tio-avô, Aníbal Costa, oliveirense de gema, deixou: médico do Comité Olímpico nos jogos de Roma e do México, médico do Sporting, autor de diversos estudos sobre medicina desportiva, etc..
Entre comida regional e uns bons vinhos falou-se de estudos e academias.
Falou-se de novas políticas.
Falou-se de novos objectivos.
Falou-se de novas formas de se educar, miúdos e graúdos mas, todos, desportistas.
Falou-se do desporto como meio para precaver problemas de saúde a médio e longo prazo.
O desporto, naquela mesa, serviu para unir autarcas, gente da UTAD, ISCTE, FMHUTL, um consultor de comunicação de marketing e um arquitecto espanhol que já viveu em quase todo o mundo.
O desporto, naquela mesa como na sociedade, serviu como factor de aproximação e de convívio.
O desporto, como proferi na apresentação da campanha solidária " Venha encher o carro", é transversal a todas as camadas e extractos sociais, independentemente do desporto que se pratique. Quando se fala em desporto fala-se em equipa, fala-se em ajudar o próximo, fala-se em objectivo e da forma como o poderemos alcançar.
Desporto é integração e coesão.
Desporto é ajudar o próximo.
Oliveira de Azeméis foi tudo isto durante dois dias. Parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário