quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Pela honra e pela paz

Celebram-se os 100 anos do Comité Olímpico Português e, segundo A Bola, nem Sócrates nem Cavaco irão estar presentes no jantar de gala.
Os Jogos Olímpicos sempre foram conhecidos como os jogos da paz, quer pelo tributo aos deuses na Grécia Antiga, quer pela proximidade entre os povos a partir do século XIX.
Faltar a uma celebração desta é o mesmo que estar em guerra, quer com os deuses, quer com os povos, quer com a própria paz. Pensando bem, Portugal está em guerra, há muito, consigo mesmo.
Somos um país de egoístas em que dificilmente iremos sair deste buraco criado por nós e por quem elegemos porque apenas olhamos para o nosso umbigo. São as nossas posições nas empresas, são os cargos partidários, são a necessidade de termos um carro, umas férias, um casaco melhor que os outros que nos leva a estarmos cada vez pior.
Não quero que todos andemos com o mesmo tipo de casaco, credo!, mas seria bom que todos tirássemos uma hora por dia para pensar em toda a gente, pensar global, pensar no mundo.
Senhor Presidente, o Senhor é um Homem sábio. Vá ao jantar do COP, conviva com as gentes do desporto, com os fighter´s da paz. Dê essa alegria a todos os presentes e cumpra Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário