sábado, 1 de junho de 2013

Homenagem ao Dr. Carlos Costa, Governador do Banco de Portugal

Rotary foi um movimento criado por profissionais, tendo em vista a melhoria contínua da comunidade onde se inseriam esses profissionais.

Vou aproveitar o facto de estarmos reunidos na casa de um dos mais reconhecidos chef portugueses para fazer uma analogia:

Imaginem a história da sopa-da-pedra, onde de um pouco de água e de uma pedra, juntando a tenacidade e perspicácia do frade, nasceu uma sopa muito nutritiva capaz de saciar todos quanto a comiam. “ Já agora juntou-se uma batata, já agora juntou-se feijão, já agora junou-se toucinho e por aí fora”.

O movimento rotário nasce como a sopa-da-pedra: no início seriam uma ou duas pessoas, profissionais dignos que queriam ajudar a comunidade, mas eram poucos. “Já agora” um deles conhecia um amigo que também era um bom profissional e convidou-o para o grupo. “Já agora” esse amigo conhece outro amigo que por sua vez conhece mais um amigo e por aí fora, engrossando a sopa e as profissões aí representadas.

A sopa-da-pedra é feita através da junção de alimentos simples. Os clubes rotários também: são formados por pessoas simples, por profissionais dignos que se honram e que honram os seus pares. É dessa simplicidade e dessa junção de pessoas que se criam grupos de ajuda à comunidade, grupos a quem os cidadãos podem recorrer a pedir auxilio e a que se chamam Rotary Club.

Sendo os clubes rotários clubes preocupados com o mundo que os rodeia, é natural que reconheçam quem se distingue da sociedade devido ao seu mérito: sejam estudantes, sejam profissionais, sejam beneméritos. Quando assim é, agraciam-se essas pessoas, fazem-se homenagens.

Qualquer pessoa, desde que seja um bom profissional, empreendedor, dinâmico, que se honre e que honre os seus pares, poderá ser rotário ou poderá ser homenageado pelo Rotary Club.

Já homenageamos um carteiro, o Sr. Elísio Coelho dos Bombeiros, a Senhora D. Isabel Maria Calejo do Rancho de Cidacos, o Sr. Abílio que tantas vezes me rasgou o bilhete na entrada do cinema, ou os presentes Eng. Aníbal Campos, CEO da Silampos, Sr. António Oliveira, presidente do Lar Pinto de Carvalho, Professor Doutor Carlos Alegria e tantos outros  que deram o melhor de si à sua profissão e, consequentemente, à comunidade.

Hoje, estamos aqui reunidos para homenagear um distinto oliveirense, nascido a 3 de Novembro de 1949, com a graça de Carlos da Silva Costa.

É uma homenagem que muito nos apraz porque, numa altura em que o povo tem a percepção que para os mais altos cargos são nomeados pessoas sem currículo e sem história, onde o mérito profissional é facilmente substituído por qualquer outra razão, o Dr. Carlos Costa vem contrariar essa tendência, dando-nos, pelo seu passado, a garantia de um futuro de trabalho, de seriedade, em prol de todos, colocando os interesses de Portugal e dos portugueses à frente de quaisquer outros.

O Dr. Carlos Costa é licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (1973).

Foi assistente da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (1973-1986) e docente do curso de pós-graduação do Centro de Estudos Europeus da Universidade Católica do Porto (1986-2000).~

Em Janeiro de 1978, ingressou no Centro de Estudos de Economia Portuguesa da Direcção de Estudos do Banco Português de Atlântico, que dirigiu entre 1981 e 1985.

Foi membro não executivo do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Estatística (1990-1992).
Entre 1988 e 1992, integrou, a título pessoal, o Conselho Superior para a Reforma do Sistema Financeiro-1992, cujo “Livro Branco sobre o Sistema Financeiro” serviu de base à reforma global do quadro legislativo do sistema financeiro português.

Foi Coordenador dos Assuntos Económicos e Financeiros na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia e membro do Comité de Política Económica da União Europeia (1986-1992).

Entre 1993 e o final de 1999, foi Chefe de Gabinete do Comissário Europeu Prof. João de Deus Pinheiro com as responsabilidades das políticas de “Comunicação, Cultura e Audiovisual “ (1993-1994) e da Política de Cooperação da União Europeia com os países de África, Caraíbas e Pacífico (1995-1999).

Foi director-geral do Millenium BCP (2000-Março 2004) e foi membro do Conselho de Administração da Euro Banking Association (2001-2003).

Entre Abril de 2004 e Setembro de 2006, foi administrador da Caixa Geral de Depósitos, presidente do Conselho de Administração da Caixa Geral de Aposentações, presidente do Conselho de Administração do Banco Nacional Ultramarino S.A, Macau e presidente do Banco Caixa Geral (Espanha). Entre Janeiro e Agosto de 2005, integrou o Conselho de Administração da Unibanco Holdings, S.A., Brasil.

Foi vice-presidente do “European MANUFUTURE High Level Group” (2005-2006).

Foi membro do Conselho Consultivo do Comité das Autoridades de Regulamentação dos Mercados Europeus de Valores Mobiliários (2008-2010).

Foi vice-presidente do BEI entre Outubro de 2006 e Maio de 2010, com a responsabilidade pela Direcção Financeira e pelas operações de crédito para investimento em Portugal e Espanha, na Bélgica, no Luxemburgo, na América Latina e na Ásia.

É, Governador do Banco de Portugal, desde 7 de Junho de 2010.

É membro do Conselho de Governadores e do Conselho Geral de Governadores do Banco Central Europeu, membro do Conselho Geral do Comité Europeu de Risco Sistémico e do Grupo Consultivo Regional para a Europa do Conselho de Estabilidade Financeira. Preside ao Conselho Nacional de Supervisores Financeiros.

É vice-presidente honorário do Banco Europeu de Investimento (BEI), professor catedrático convidado da Universidade Católica do Porto e da Universidade de Aveiro e presidente do Conselho Consultivo da Faculdade de Economia da Universidade Católica do Porto.

O Dr. Carlos Costa é tudo isto mas é, sobretudo, uma pessoa simples, humana, preocupada com a sociedade que o rodeia.

Assim, é com grande orgulho que o Rotary Club de Oliveira de Azeméis leva a cargo esta justa e sentida homenagem que aqui lhe prestamos hoje, como agradecimento do seu contributo para uma sociedade mais humana, fraterna, acolhedora, solidária e justa, onde a banca e a sua regulação assumem um papel fundamental.

O Dr. Carlos Costa, pela forma como transmitiu o seu saber aos alunos da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, da Universidade Católica e da Universidade de Aveiro, pelo esforço e dedicação demonstrados ao longo de quase 40 anos a representar instituições financeiras portuguesas um pouco por todo o mundo, pelo seu trabalho junto da Comissão Europeia e, mais recentemente, pelo cargo de Governador do Banco de Portugal, leva-nos a concluir que em toda a sua vida profissional honrou o primeiro lema de Rotary: dar de si antes de pensar em si.

Senhor Governador, a sua presença hoje, aqui, é motivo de gáudio para o Rotary Club de Oliveira de Azeméis.

Muito obrigado,

P´lo Rotary Club de Oliveira de Azeméis,


João Rebelo Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário