terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Nós como lá!

No programa de John Stewart que passou hoje na SIC N, esteve presente o Secretário de Estado dos Transportes.
Ele afirmou que os Estado Unidos da América vão finalmente investir em comboios de alta velocidade! Mais precisamente 8.000 milhões de dólares, qualquer coisa como 5.606 milhões de euros.
Porque é que fizeram isso? Porque o povo americano necessita de trabalho e foi encontrado ali um ponto a desenvolver porque podem ocupar desempregados a fazerem estudos, carris, comboios, estações, etc..
Também é necessário porque o país é enorme para poder ser percorrido rapidamente de automóvel e os aeroportos das principais cidades estão lotados. Também há uma acumulação de poluição nesses sítios e espera-se, com isso, reduzí-la.
Pois bem, quase tal e qual Portugal e o seu lauto Governo. Onde estão as diferenças?!
Estima-se que o nosso TGV vá custar 7.000 milhões de euros, apenas um pouco mais do que o comboio de alta velocidade americano.
Outra pequena diferença mas que quase não se nota é que a mão-de-obra do comboio dos states é americana enquanto que cá, é de alemães e franceses na parte tecnológica e de manufacturação dos comboios e, porventura, de países subdesenvolvidos nas obras pesadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário