domingo, 25 de março de 2012

A/c de todos quanto criticaram Cavaco, dizendo que ele ganha muto para as suas funções

Muita gente tem criticado Cavaco Silva, Presidente de todos os portugueses, devido a declarações proferidas por si, muitas vezes correctas no conteúdo mas vestidas de uma roupagem não muito apropriada. Tais declarações têm provocado uma série de comentários impróprios para com o Presidente, sobretudo da esquerda mas também da direita. Quem as profere, chega, no limite, a exigir a demissão do Presidente (???) e a afirmar que ele ( e todos os politicos em geral) deveria ganhar o ordenado mínimo.
Falando para a ala esquerda, um dos pensadores que devem atentamente seguir, penso eu, será George Bernard Shaw, escritor, dramaturgo, jornalista, ensaísta, irlândes do sec XIX e XX e que muito escreveu sobre o socialismo.
Bernard Shaw em " Um socialista associal" escreve sobre o Rei de Inglaterra " Um rei nos dias de hoje é apenas um boneco que serve para desviar as atenções dos verdadeiros opressores da sociedade e a fracção do salário que um rei pode gastar conforme lhe apetece é normalmente demasiado pequena para o risco que corre, para os problemas que enfrenta e para a situação de escravidão pessoal a que está reduzido. Que indivíduo em Inglaterra está em pior situação situação do que o nosso monarca constitucional? Negamos-lhe toda a privacidade. Ele não pode casar-se com quem escolher, ligar-se a quem preferir, vestir-se de acordo com os seus gostos, ou viver onde lhe apetecer. Não acredito sequer que possa inclusivamente comer ou beber o que mais gosta. O seu gosto por tripas e cebolas poderia provocar um protesto do Concelho Privado. Impomos-lhe tudo o que deve fazer, excepto os seus pensamentos e sonhos e até mesmo este tem de guardar para si próprio se, na nossa opinião, não forem adequados à condição que ocupa.".
Será a posição do Rei muito diferente daquela que a Constituição impõe a todos os Presidentes da Republica, especialmente a Cavaco Silva, porque a cumpre?!

Sem comentários:

Enviar um comentário