sábado, 10 de outubro de 2009

Jornais de campanha

Dada a situação anormal da imprensa oliveirense devido ao fecho de " A Voz de Azeméis" e ao posicionamento do " Mais Alerta", os partidos políticos tiveram a necessidade de criar um jornal próprio de campanha.

O PSD foi o partido mais afectado já que foi o que produziu mais conteúdos durante a campanha, devido ao seu programa e ás suas actividades. Mais afectado já que as duas páginas a que tinha direito no " Correio de Azeméis" não chegavam.
O jornal criado, " Novos Horizontes", conseguiu manter o eleitorado informado sobre tudo o que se passava no universo laranja, quer através de texto quer através de fotografias. Muitas fotografias!

Um óptimo jornal, um exemplo a seguir, até pelos outros partidos, desde que queiram fazer uma campanha limpa, animada, sem maledicência. Mas sobre este jornal não vou falar mais porque não vale a pena, é daqueles casos que salta logo à vista.

Outro jornal bastante bom é o " Despertar" da candidatura de Sérgio Ferreira á Junta de Freguesia de Oliveira de Azeméis: bons textos, humor, uma ou outra cópia do programa de Jorge Oliveira e Silva ( mas passa). O Serginho no seu melhor, naquilo em que sempre trabalhou e bem: a comunicação social.

Em contraponto temos o " Pela Nossa Terra": uma verborreia condizente com o que foi o debate de Quinta-Feira ( do ponto de vista comunicacional até é bom porque a mesma mensagem oca, mal educada, cheia de tiques, passou da mesma forma).

O jornal começa com uma tentativa de humor com charadas, classificados, teaser´s... Tentativa só.

Depois tem uma auto-entrevista ( onde é que eu já vi isto??!!) acompanhada de três fotos de Helena Terra: uma a olhar para a morte da bezerra, outra em que Sócrates a abraça e ela parece não gostar, a última está entre Cavaco falador, Pinto Ribeiro a pensar como é que terá chegado a ministro e Helena Terra com cara de quem vai cilindrar alguém!

Por último acaba com uma página onde sobressai o verde e laranja da JSD ( isto é um jornal do PS...).

Só mais uma coisa, o jornal do PS só chegou à minha caixa de correio hoje, Sábado. Não sei quem colocou nem com que intuito mas só hoje é que chegou.

Sem comentários:

Enviar um comentário