sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Sócrates não comenta processos judiciais...


Sócrates não comenta processos judiciais, como disse em relação ao seu amigo Vara e ao processo " Face Oculta"... menos o " seu" caso Freeport em que o visado não se coibiu de aparecer durante longos minutos na TV e a encher páginas e páginas de jornais e a dizer que " não comentava" para, de certo modo, comentar.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Assim se eleva o diálogo político!

Sim senhor senhor inginheiro


- José de Almeida Ribeiro

- Pedro Lourtie

- José Magalhães

- José Junqueiro

- Fernando Medina

- Carlos Zorrinho

- Paulo Campos

- Laurentino Dias

- Marcos Perestrello

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Na Beira Alta, saramago é uma erva tão ruim que só é dada aos animais quando não há mais nada para os alimentar.
Aqui no litoral saramago significa coisa fina ( segundo alguns).
Como não quis aumentar a propaganda a um escritor de quem não aprecio ( sim, já li) o estilo nem o conteúdo, não fiz nenhum comentário sobre a dualidade da religião e a verborreia de mais um Nobel de secretaria.
No entanto, aqui deixo o comentário de Vasco Polido Valente, o qual subscrevo plenamente.

Sócrates lança OPA


Há coisas desconcertantes nesta vida, tenho de admitir...

Sócrates disse que tinha como prioridade combater a crise.

Não entendo. Então o homem não tinha dito que a crise era dos Estados Unidos, que a crise era internacional e que ele tinha sido uma vitima dela? Como é que ele a vai combater?

Já sei já sei! Vai lançar uma OPA sobre a Administração Americana e com isso tomar o Concelho de Administração.
"De entre os problemas que Portugal enfrenta, dois merecem particular atenção, o desemprego e o endividamento externo." disse Cavaco Silva na tomada de posse, disse-o Manuela Ferreira Leite durante ano e meio, diz qualquer pessoas responsável em Portugal.
O problema é que o Governo eleito promete grandes obras públicas que mais não são do que endividamento externo.
O problema é que o Governo eleito dá aval para empréstimos bancários para grandes obras públicas, fazendo, com isso, que os bancos não tenham liquidez para empréstimos a pequenas empresas que, muitas vezes, têm de recorrer a eles para pagar ordenados. Caso não tenham o dito dinheiro vai mais gente para o desemprego.
Pergunto então, para quem estava a falar Cavaco Silva? Para o Governo empossado, alertando-o para alterar as suas políticas ou para os dois milhões de portugueses que legitimaram José Sócrates nas urnas?

domingo, 25 de outubro de 2009

Limpem as cidades

Falo contra todos, incluindo o partido que representei no ultimo acto eleitoral.

O periodo eleitoral autarquico terminou a 11 de Outubro e o legislativo a 27 de Setembro. No entanto, ainda vejo por aí muitos Sócrates, Manuela, Hermínio, Terra, Pinto Moreira e por aí fora.

Limpem as cidades. Os cartazes durante a campanha são importantes mas depois são feios, incomodos, desgastantes e, muitas vezes, perigosos.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Melhor Ministro não poderia existir


Ao ouvir ontem a composição do novo governo saltei logo do sofá com emoção ( como se o Benfica tivesse marcado golo ao Porto no ultimo minuto e em fora de jogo) quando ouvi o nome do Ministro da Defesa: Santos Silva.

Ora, se ele gosta é de malhar, nada melhor do que ele para quando entrarmos em guerra com alguém.

Já o estou a ver na frente das tropas, de moca em punho, o sangue a saltar das órbitas. Temos homem!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Sugestões

Enquanto o governo não sai ( sai, não confundir com cai), Afonso Azevedo Neves pressiona Sócrates.

Vitória de Rangel

Foi aprovado hoje no Parlamento Europeu a criação de um " programa Erasmus" vocacionado para jovens à procura de emprego.
Esta era uma das bandeiras da campanha de Paulo Rangel mas que me Portugal teve pouca repercussão. Felizmente que em Estrasburgo não se pensa de igual forma ao que se quer dizer que se pensa em Portugal.
Segundo Rangel «alargar o conceito do Erasmus aos jovens que não têm formação superior, mas também estimular a mobilidade e a criação de emprego. O passo que demos esta semana ao conseguirmos que o Parlamento Europeu aprovasse a nossa proposta no âmbito do orçamento da UE para 2010, constitui uma grande vitória».
Para os mais sépticos em relação ás reais capacidades dos nossos euro-deputados, aqui fica a resposta.

Jogo baixo


O PCP joga baixo mais uma vez. Depois da campanha negra realizada contra o PSD e Sá Carneiro nos anos 70, os comunistas portugueses voltam a atirar para as canelas ou, neste caso, a dar pontapés nas partes sensíveis dos homens.

Rita Rato?! Mas o que é aquilo? Meus senhores, estamos na Assembleia da República cheia de mulheres feias e com tiques ou num qualquer casting de modelos?!

Assim não vale...

Tragam lá a Odete novamente para a retoma normal dos trabalhos parlamentares.

Jogar às escondidas


Governo!!!! U u!!!!!! Podem aparecer, já acabou o tempo...

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Bolsa de apostas


A poucas horas de se saber qual será o próximo governo eu aposto na continuidade de Teixeira dos Santos e Vieira da Silva.

O resto?! Paisagem nova...

Há coisas...


Dando uma volta pelo " país real" vi hoje no Sapo.pt que têm um inquérito que pergunta:


  • Acha que nos próximos anos as situações de pobreza em Portugal: vão aumentar, vão diminuir.

São 9.56h e 87% ( 6940) das respostas é no sentido que as situações de pobreza vão aumentar.


Dada a amostra, dado que cada utilizador só pode responder uma única vez, este dado dá uma informação muito mais precisa que muitas das sondagens que se vêm por aí.


As situações de pobreza agravaram-se nos ultimos anos devido às más políticas de Sócrates que levaram muitas PME a fecharem e a deixarem milhares de pessoas no desemprego.

Pergunto: a avaliar pelo resultado à pergunta, não deveria ter sido a votação do PS nas ultimas legislativas ter rondado os 13%?

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Por um Portugal democrático


A bem da democracia portuguesa, contra todos os tiques que ficaram de outros tempos, por uma convivência sã entre a política e a comunicação social, por podermos ter opinião ( sim, podermos, todos nós, sem olhar a caras mas a um todo que constitui a Nação), João Miguel Tavares e "José Sócrates, o Cristo da política portuguesa" voltaram a ser arquivados pela segunda vez.

E agora Sócrates?!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Orçamento do queijo


Venho por este meio parabenizar Paulo Portas e Francisco Louçã + Jerónimo de Sousa por não terem caído na tentação de formar governo com o PS.

Todos os que leram as minhas crónicas sabem que eu não pensava que qualquer um destes líderes agisse desta forma e, por isso mesmo, resta-me retirar o meu chapéu!

Agora só fica uma pergunta. Para quando um novo Orçamento do queijo?! Será já o próximo, o de 2011, um Orçamento rectificativo?! Para quando? Antes ou depois das Presidenciais?

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Todos perdemos ou todos ganhamos

Hoje começa uma nova Legislatura. Ouçam este discurso e descirnam sobre o que vale a pena ter daqui a 8 meses, 2 anos, 4 anos...

Aos caloiros

Os caloiros chegaram ontem à Assembleia. Espero que não os tenham feito andar de quatro; quanto a cantar musiquinhas ofensivas para com as outras bancadas parlamentares, ainda era cedo, começa hoje!

Brincadeiras à parte, venho aqui desejar bom trabalho a dois amigos, um de longa data com quem desbravei montanhas em cima de ski´s e outra que conheci nesta campanha.

Aqui vai: boa sorte Carla, boa sorte Micha!

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

É hora de trabalho


Foi um mês e meio de festa e euforia ( para as hostes socialistas foram 9 meses) e agora é hora de guardar as bandeiras e de começarmos a trabalhar.

Cumpram-se Novos Horizontes, cumpra-se Oliveira de Azeméis.

sábado, 10 de outubro de 2009

Jornais de campanha

Dada a situação anormal da imprensa oliveirense devido ao fecho de " A Voz de Azeméis" e ao posicionamento do " Mais Alerta", os partidos políticos tiveram a necessidade de criar um jornal próprio de campanha.

O PSD foi o partido mais afectado já que foi o que produziu mais conteúdos durante a campanha, devido ao seu programa e ás suas actividades. Mais afectado já que as duas páginas a que tinha direito no " Correio de Azeméis" não chegavam.
O jornal criado, " Novos Horizontes", conseguiu manter o eleitorado informado sobre tudo o que se passava no universo laranja, quer através de texto quer através de fotografias. Muitas fotografias!

Um óptimo jornal, um exemplo a seguir, até pelos outros partidos, desde que queiram fazer uma campanha limpa, animada, sem maledicência. Mas sobre este jornal não vou falar mais porque não vale a pena, é daqueles casos que salta logo à vista.

Outro jornal bastante bom é o " Despertar" da candidatura de Sérgio Ferreira á Junta de Freguesia de Oliveira de Azeméis: bons textos, humor, uma ou outra cópia do programa de Jorge Oliveira e Silva ( mas passa). O Serginho no seu melhor, naquilo em que sempre trabalhou e bem: a comunicação social.

Em contraponto temos o " Pela Nossa Terra": uma verborreia condizente com o que foi o debate de Quinta-Feira ( do ponto de vista comunicacional até é bom porque a mesma mensagem oca, mal educada, cheia de tiques, passou da mesma forma).

O jornal começa com uma tentativa de humor com charadas, classificados, teaser´s... Tentativa só.

Depois tem uma auto-entrevista ( onde é que eu já vi isto??!!) acompanhada de três fotos de Helena Terra: uma a olhar para a morte da bezerra, outra em que Sócrates a abraça e ela parece não gostar, a última está entre Cavaco falador, Pinto Ribeiro a pensar como é que terá chegado a ministro e Helena Terra com cara de quem vai cilindrar alguém!

Por último acaba com uma página onde sobressai o verde e laranja da JSD ( isto é um jornal do PS...).

Só mais uma coisa, o jornal do PS só chegou à minha caixa de correio hoje, Sábado. Não sei quem colocou nem com que intuito mas só hoje é que chegou.
Dado à actividade de campanha, não me foi possível actualizar o blog com a frequência com que pretendia. Espero recuperar o ritmo!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Azeméis a 100 %


Hermínio Loureiro está neste momento a participar num debate que envolve as cinco forças partidárias concorrentes ao Executivo municipal.
“A minha opção é claramente Oliveira de Azeméis”, assegurou o candidato, o primeiro a intervir no debate que está a decorrer no Cine-Teatro Caracas, numa iniciativa da rádio local AzeméisFM.
Hermínio Loureiro explicava as razões da sua candidatura quando decidiu cortar, logo, com possíveis especulações quanto ao futuro. Os próximos quatro anos serão dedicados “de alma e coração” ao município foi a ideia reiterada pelo actual presidente da Liga de Clubes do futebol português. Mas “não estou aqui para falar de futebol”, clarifica.
Hermínio Loureiro faz ainda notar que a candidatura à Câmara Municipal resultou de um forte apelo da sociedade civil.

Turismo é essencial a um concelho que quer tudo


O Turismo é essencial a um concelho que quer tudo, como Oliveira de Azeméis quer”. Hermínio Loureiro assumiu esta área de desenvolvimento como outra que merecerá atenção máxima. Nesta área, o reforço das valências do Parque Temático Molinológico assume crucial destaque.Uma atenção especial ao Parque de La Salette – o candidato à Câmara quer ver a Estalagem S. Miguel como um espaço turístico de referência e realizar uma ligação pedonal e uma ciclovia que ligue o coração da cidade ao pulmão de Azeméis.A criação de uma Companhia Municipal das Artes e dos Espectáculos e transformar o Caracas numa “grande casa de cultura” foram outros dos projectos adiantados por Loureiro.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Página da responsabilidade do PS


O Correio de Azeméis tem duas páginas da responsabilidade de cada partido interveniente na campanha.

Reparei numa pequena nota de fundo numa das páginas da responsabilidade do PS que dizia que tinham promovido um encontro em Cucujães para 300 mulheres. Tal é resposta ao grandioso encontro feminino organizado pelas Mulheres Sociais Democratas.

A foto era minúscula e afirmar que estiverem presentes 300 mulheres parece um exagero porque:



  • O PS oliveirense ainda não conseguiu juntar 300 pessoas dos dois sexos num só evento, quanto mais a sectorizar a coisa;

  • Ontem estivemos no mesmo espaço onde foi organizado o chá socialista e éramos aproximadamente 40 pessoas; estava cheio. Como queriam lá colocar 300 pessoas??!!

Deveria estar escrito no topo da página do Correio de Azeméis: espaço destinado à propaganda socialista!

Elevar o nome de Oliveira de Azeméis

Ao analisar os candidatos à autarquia de Oliveira de Azeméis, pensava que só existia um candidato capaz de elevar o nome da nossa cidade.
Ao ouvir o Bruno Nogueira na TSF constatei que existem dois: Hermínio Loureiro pelo sou trabalho e mérito e Cláudia Ribeiro pela sua juventude!

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Campanha positiva


Qual a diferença do Novos Horizontes para os outros?!

Nós fazemos uma campanha positiva, alegre, sem dizer mal de ninguém, ouvindo trabalhadores fabris, rurais, jovens, idosos, desempregados, empresários, comerciantes, pessoas ligadas à cultura, ao desporto, ao associativismo.

Adoro conhecer pessoas, contactar com elas e esta campanha tem-me dado a conhecer imensa gente do nosso vasto concelho.

Não sou o único e prova disso mesmo é a cara com que andamos ( aqui eu, a Carla Pinto e o Pedro Marques) apesar dos muitos quilómetros diários!

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

500 postos de trabalho à custa do PSD


Novos Horizontes projectaram-se hoje por Nogueira do Cravo e S. Roque. Fomos muito bem recebidos em todas as fábricas, na IPSS de S. Roque, em cafés que paramos.

Somos amigos de toda a gente e todos são nossos amigos; ouvimos algumas preocupações, ainda bem, porque é ouvindo as preocupações da população que se cresce como politico, como Homem virada para a causa pública.

No conjunto de fábricas visitadas por nós revi uma fábrica que tinha visitado nos tempos da faculdade: a Gestamp.

É óptimo rever alguns processos aprendidos e entretanto esquecidos mas o que mais me marcou na visita foi outra coisa.

A Gestamp tem mais de 500 postos de trabalho e soube que o PS local votou sempre contra uma alteração do PDM que permitiu ampliar a fábrica. Se essa alteração não tivesse sido feita, a Gestamp mudava de local e eram mais 500 desempregados no concelho de Oliveira de Azeméis.

Que irresponsabilidade!

Não me parece muito diferente das irresponsabilidades do Governo do mesmo partido mas nunca pensamos que más opções possam sair de tão perto de nós...

Só há qualidade de vida quando há paz, pão, saúde, educação e trabalho que suporta tudo isso. O PS quis retirar esses direitos a 500 famílias.

Um rosto


Novos Horizontes, pelo seu nome, pelo seu significado, pelo seu percurso de vida, Novos Horizontes tem um rosto, um mandatário que todos conhecem:

Luís Onofre!